domingo, 23 de junho de 2013

Documenta: Relatórios de Artilharia referentes à Batalha de Vitória


Tenente Coronel Alexander Dickson,
(1815, Edme Quedeney)
National Portrait Gallery, Londres
Documento n.º 1
Relatório do Tenente Coronel Alexander Tulloh ao Ajudante General do Exército, três dias após Vitória, referindo as unidades de artilheria portuguesa, sob o seu comando, que entraram em ação em Vitória, a 21 de junho, e os militares desta arma que se destacaram. Estas unidades estavam associadas à Divisão Portuguesa, sob o comando do Conde de Amarante, e inseriam-se na Ala Direita do Exército Aliado, sob o comando do general Sir Rowland Hill.

«Illustríssimo Senhor,

Em resposta ao ofício de Vossa Senhoria datado de 22 do corrente, tenho a honra de dizer que a 3.ª Brigada de Calibre 6 não entrou em ação, mas sim a 4.ª Brigada de Calibre 9. O Capitão Michell [Charles Cornwallis Mitchell] do Regimento de Artilharia 3, comandante da brigada, sofrendo, desde que comanda a dita brigada, uma febre contínua esteve presente no fogo, e conduziu-se excelentemente. Lembro a Vossa Senhoria a boa conduta, zelo e atividade deste capitão, assim como também a do 1.º Tenente do Regimento de Artilharia 4, José Joaquim Barreiros, e Vicente António Buys, 2.º Tenente do Regimento de Artilharia 2, e igualmente o 1.º Sargento António Vicente de Abreu, e do Cabo José Xavier, do regimento n.º 2, pelas mesmas razões, e rogo a Vossa Senhoria faça constar a Sua Excelência o Marquês de Campo Maior [William Carr Beresford] os merecimentos dos indivíduos acima referidos.
Como a brigada que entrou em ação foi tão feliz que não teve perda alguma, exceto uma besta de tiro ferida, peço que Vossa Senhoria me desculpe em não remeter mapa algum.

Deus Guarde a Vossa Senhoria, Campo, 24 de junho de 1813.

Illmo. Sr. Manuel de Brito Mozinho
Ajudante General do Exército

[assina] Alex[ander]. Tulloh
Tenente Coronel Comandante das Brigadas de Artilharia Volante»

Documento n.º 2
Apresenta-se aqui um excerto deste documento que é um mapa, na forma de tabela, assinado pelo Tenente Coronel Alexander Dickson, a 26 de junho, e anexo ao documento n.º 3, indicando as baixas de cada uma das unidades de artilharia portuguesa, assim como o número de munições gastas na Batalha de Vitória. Coloca-se este documento antes do documento n.º 3, porque apesar de lhe estar anexo, precede-o em três dias.

«MAPA DE CAZUALIDADES (…) [Arazuri, 26.6.1813]

1.ª Brigada de  Calibre 9:

Mortos: 1 cabo/soldado
Feridos: 1 cabo/soldado

Munições gastas:

8 granadas de obús de 5 ½ polegadas
90 de peça com bala raza

3.ª Brigada de Calibre 6:

(nada consta)

4.ª Brigada de Calibre 9

Feridos: Bestas do Parque: Macho … 1

Munições gastas:

22 de peça com bala raza»

(assina Tenente Coronel Dickson)


Major Arriaga, comandante
da 1.ª brigada de artilharia.

Documento n.º 3
Relatório do Tenente Coronel Alexander Dickson ao Ajudante General do Exército, três dias após Vitória, referindo as unidades de artilheria portuguesa, sob o seu comando, que entraram em ação em Vitória, a 21 de junho, e a prestação dos comandantes de brigadas. Estas unidades estavam não só associadas à Divisão Portuguesa, sob o comando do Conde de Amarante, mas também na artilheria de reserva do exército.

«Illustríssimo Senhor Manuel de Brito Mozinho

Remeto a Vossa Senhoria o Mapa de Mortos e Feridos que houveram em as Brigadas de Artilharia Portuguesa, e dos gastos de munições, tudo na batalha do dia 21 do corrente mês, e tenho a informar a Vossa Senhoria para conhecimento do Excelentíssimo Senhor Marechal Marquês de Campo Maior, que o Senhor Tenente Coronel Harteman [Julius Hartman], comandante de toda a artilharia de reserva, me fez ciente do bom comportamento que tivera a 1.ª Brigada de Artilharia do Major Arriaga [Sebastião José de Arriaga Brum da Silveira, na foto], pelo bom e bem acertado fogo que fizera; enquanto a 3.ª e 4.ª Brigadas que se acham comandadas pelo senhor Tenente Coronel Tulloh só sei que a 3.ª não entrara em acção, e que a 4.ª só gastara 22 tiros, e que o Senhor Conde de Amarante ficara satisfeito com o fogo que ela fizera.
Até quanto possa ao presente informar a Vossa Senhoria.

Deus Guarde a Vossa Senhoria,  Vila Capeda, 29 de Junho de 1813

[assina] A.[lexander] Dickson
Tenente Coronel
Comandante de Artilheria»


Estes documentos foram transcritos a partir do acervo do Arquivo Histórico Militar,  1.ª Divisão, 14.ª Secção, Caixa n.º 243, 18.

Sem comentários:

Enviar um comentário