segunda-feira, 24 de junho de 2013

Documenta: A Brigada do Minho na Batalha de Vitória


DOCUMENTO
Relatório do Major General Power, comandante da Brigada do Minho

"Quando a conduta de todos é sumariamente boa, é dificultoso particularizar merecimento pessoal."

Portugueses na Recriação da Batalha de Vitória, em 2013. Não é visível,
mas a maioria dos recriadores usa o uniforme de Infantaria 21, a
unidade portuguesa que mais baixas sofreu. (Foto de Zarate)

Carta escrita pelo Major General Manley Power, comandante da brigada portuguesa da 3.ª Divisão (Picton's) ao Ajudante General do Exército, dando informação sobre a prestação do seu comando, nomeadamente dos quatro batalhões dos Regimentos de Infantaria n.º 9 (de Viana) e n.º 21 (de Valença), e das quatro companhias de granadeiros, desses regimentos, que atuaram como vanguarda da brigada. 
O Batalhão de Caçadores n.º 11, também da brigada, actuou fora dela, destacado sobre o comando superior do Coronel John Keane, noutra brigada da 3.ª Divisão (possivelmente a 1.ª Brigada de Thomas Brisbane). 
Durante a parte mais ativa dos combates, nas vizinhanças de Arinez, a brigada portuguesa de Power, que será depois numerada de 8.ª Brigada de Infantaria, fez a esquerda da linha da 3.ª Divisão, sofrendo 411 baixas no total, 44,6% de todas as baixas das unidades portuguesas nesse dia.
A 3.ª Divisão, cujas baixas representaram um pouco mais de um terço de todo o Exército Aliado tomou a ponte de Tres Puentes, ficou exposta a forte artilharia inimiga e um contra ataque francês à ala direita, em função do demasiado rápido avanço da divisão e falta de apoio das outras divisões nesta parte da batalha.

Major General Manley Power (1773-1826)
Comandante da Brigada Portuguesa da 3.ª Divisão
(retirado de Wikicommons)
«N.º 2

Junho, 23 [1813]

Em observância às ordens de sua Excelência (…) senhor W.[illiam] C.[arr] B.[resford] K.[night] [of] B.[ath] M.[arquês] de C.[ampo] M.[aior] que tive a honra de receber ontem, peço licença para levar à presença de S. Ex.ª a minha narração relativa aos oficiais da Brigada que comando durante a acção perto de Vitória a 21 do corrente.

Quando a conduta de todos é sumariamente boa, é dificultoso particularizar merecimento pessoal; contudo não posso deixar de recomendar em primeiro lugar o Tenente Coronel [Charles] Sutton, comandante do Regimento n.º 9, e o major [Francisco Joaquim] Carreti do Regimento n.º 21 cuja presença de espírito no meio de um fogo ativíssimo a que estava exposto, eu muito bem observei, como também a do Major [George William] Paty, oficial do maior merecimento, e o Capitão Mathias [José] de Souza, cada um comandante de um Batalhão do regimento n.º 9 e cujos esforços são por si mesmos louváveis. Tenho também a acrescentar os nomes do Capitão António Azevedo e Cunha, e do capitão [John] Graham, e do Ajudante José António Pereira d’Eça, do regimento n.º 21, cuja conduta durante a ação esteve debaixo da sua imediata observação, e a qual foi também particularmente mencionada pelo Major Carreti.

As companhias de Granadeiros daqueles corpos que formavam vanguarda debaixo do comando do Major [Archibald] Ross [Inf. 9] merece a minha maior recomendação, e eu peço licença muito particularmente este oficial a S. Ex.ª. Tenho pesar de observar que ele foi gravemente ferido, como também os capitães comandantes daquelas companhias [William] Cotter [Inf. 9], Jermijn [Samuel Beresford Jermyn, Inf. 21], António José Soares [Inf. 21] e Fernando de Villas Boas [Inf. 9], o último destes oficial excelente tenho pena de saber que morreu.

Relativamente ao Batalhão de Caçadores n.º 11, comandado pelo Tenente Coronel [Thomas] Durzback eu entendo que ele se comportou notavelmente bem, porém como esteve desligado não teve ocasião de o observar, portanto incluo para informação de S. Ex.ª a parte do Coronel [John] Keane, debaixo de cujas ordens esteve aquele corpo, como também incluo a parte que deu o tenente Coronel Durzback.

Sou feliz de ter esta ocasião para mencionar o meu ajudante de campo, o Capitão [James] Johnston cujo zelo, conhecimentos, atividade e modo tenho assaz reconhecido nesta ocasião, assim como em outras desde que estou ao serviço português, e por quem eu respeitosamente solicito algum sinal de agradecimento e aprovação de S. Ex.ª & em justiça ao meu Major de Brigada João Leandro de Macedo Valadas, eu não posso omitir de reconhecer os seus serviços nesta última ocasião.»

---------
Este documento foi transcrito a partir do acervo do Arquivo Histórico Militar,  1.ª Divisão, 14.ª Secção, Caixa n.º 243, 18. A ortografia foi modernizada.

Sem comentários:

Enviar um comentário